O trade marketing é um modelo de gestão que envolve o contato entre fornecedores e distribuidores, utilizando os canais de venda para buscar benefícios para ambos. Nesse caso, ele procura dar visibilidade às marcas dentro do PDV.
Já o merchandising, tem como objetivo proporcionar maior visibilidade e atratividade dos produtos, motivando o consumidor a comprar. As técnicas de planejamento de promoção de um produto envolvem aspectos psicológicos, estéticos e até ergonômicos, para criar uma impressão favorável aos clientes.
Mas qual a diferença entre Trade Marketing e Merchandising?
Na verdade, as duas estratégias se complementam, então devem ser utilizadas em conjunto para potencializar os resultados das estratégias. O Trade Marketing foca em uma etapa de relações comerciais para firmar parcerias e definir estratégias que serão utilizadas na divulgação de determinados produtos no PDV. Já o merchandising define como o item será disposto no ambiente, os materiais que serão utilizados e outros detalhes que viabilizem essa divulgação. Sendo assim, ele é uma das ferramentas do trade marketing. Sabendo da eficiência das duas estratégias, vale a pena trabalhá-las de forma conjunta. Dessa forma, é possível aumentar as vendas e se destacar no mercado, garantindo um melhor desempenho para o seu negócio. Isso porque o Trade Marketing tem como principais vantagens:
Melhoria na percepção sobre a marca do fabricante;
Entrega de boas experiências de consumo;
Aumento das vendas no varejo, vantajoso tanto para o fornecedor quanto para o distribuidor.
Enquanto o Merchandising consegue entregar benefícios como:
Maior circulação de mercadorias
Redução do tempo de decisão do consumidor;
Possibilidade de fidelizar clientes;
Aumento das vendas — esse é um benefício em comum das estratégias.
Você usa ou ja usou alguma dessas estratégias na sua empresa? Conta pra gente!
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